Itarana

Espirito Santo

História de Itarana - ES

No ano de 1882, doze famílias vindas da Itália, vieram para Santa Teresa.

Neste tempo, também chegaram os primeiros imigrantes alemães, vindos de uma região hoje extinta chamada Pomerânia. A família Schultz foi a primeira a chegar, formando logo uma comunidade de luteranos.

Na localidade onde hoje se encontra Limoeiro, já estava fixado Antônio Gonçalves Ferreira que com outros empregados deram início as primeiras construções e edificações da futura Vila de Figueira de Santa Joana.

Contam os mais antigos que o primeiro nome da cidade deu-se ao fato de que, após uma difícil jornada, descansaram debaixo de frondosa figueira.

Distrito criado com a denominação de Figueira, pela Lei Municipal n.º 1, de 16-03-1891, subordinado ao município de Afonso Cláudio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Figueira figura no município de Afonso Cláudio.

Pela Lei Estadual n.º 978, de 28-11-1914, é transferido o distrito de Figueira do município de Afonso Cláudio para o novo município de Boa Família.

No quadro de apuração do Recenseamento Geral de I-IX-1920, o distrito de Figueira figura no município de Boa Família.

Pela Lei Estadual n.º 1.307, de 30-12-1921, o município de Boa Família passou a denominar-se Itaguaçu passando o distrito de Figueira a pertencer ao município Itaguaçu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Figueira figura no município de Itaguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Figueira figura no município de Itaguaçu.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 15.177, de 31-12-1943, o distrito de Figueira passou a denominar-se Itarana.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Itarana figura no município de Itaguaçu.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itarana, pela Lei Estadual n.º 1.910, de 13-12-1963, desmembrado do município de Itaguaçu. Sede no antigo distrito de Itarana. Constituído de 5 distritos: Itarana, Jatibocas, Limoeiro de Santo Antônio, Praça Oito e Sossêgo. Ambos criados pela mesma lei de criação do município acima citada. Instalado em 18-04-1964.

Em divisão administrativa datada de I-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Itarana, Jatibocas, Limoeiro de Santo Antônio, Praça Oito e Sossêgo.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.