Ibatiba

Espirito Santo

História de Ibatiba - ES

Na segunda metade do século XIX, agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo, no Espírito Santo, e lá se estabeleceram com suas famílias, trazendo também alguns escravos, a fim de constituir na região as primeiras propriedades rurais.

Tempos depois, no final do século, o Sr. Manoel da Silveira fez uma doação de terras à Igreja Nossa Senhora do Rosário, dando origem ao povoado de Vila do Rosário, pertencente ao município de Rio Pardo (atual município de Iúna/ES).

Aos primeiros colonizadores seguiram imigrantes provenientes do Líbano, que se estabeleceram na região por volta de 1908.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Rio Pardo o distrito de Rosário.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual nº 15.177, de 31-12-1943, o distrito de Rosário passou a denominar-se Ibatiba. Pelo mesmo decreto acima citado, o município de Rio Pardo passou a denominar Iúna.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Ibatiba figura no município de Iúna.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o distrito de Ibatiba permanece no município de Iúna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibatiba, pela Lei Estadual n.º 3.430, 07-11-1981, desmembrado de Iúna. Sede no antigo distrito de Ibatiba. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1983.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.