Paraipaba

Ceará

História de Paraipaba - CE

Paraipaba Ceará - CE

Como Padroeira da Cidade temos a invocação de Santa Rita de Cássia (Festa acontece todo ano de 22 de outubro a 1º de novembro), com seu primeiro Templo construído entre 1565 e 1969. Inaugurado em 13 de maio de 1979.

Situando-se bem próximo à margem esquerda do rio Curu, e assim sujeito a constantes inundações o Templo foi mudado para lugar mais alto, que é o atual, a 3 km de distância.

Paraipaba em fase de desenvolvimento turístico (graças as suas potencialidades), sendo favorecido pelo seu Turismo Cultural presente no diversificado artesanato, na comida típica, nas manifestações, crenças, costumes e tradições de seu povo; Turismo de Lazer encontrado em suas belas praias: envolvendo barracas de praia, jangadas, pousadas, passeio de barco, bugres, cavalos e outras opções de lazer, Turismo Rural oportuniza conhecer os produtos da região: a cana-de-açúcar, coco, feijão, milho, acerola, mamão, jerimum, graviola etc. além da possibilidade de passeios de carroças puxadas a boi e muito mais. Tudo isso encontrado sobretudo no Projeto de Irrigação; Turismo Comercial identificado pelos principais suportes econômicos da região: Agricultura, Pesca, Pecuária e o Comércio, visando sempre mudança no perfil social de sua gente.

Gentílico: paraipabense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, figura no município de Paracuru o distrito de Passagem do Tigre.

Pelo decreto estadual nº 64, de 07-08-1935, o município de Paracuru passou a denominar-se São Gonçalo, mudança de sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Passagem do Tigre, figura no município de São Gonçalo ex-Paracuru.

Pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, o distrito de Passagem do Tigre passou a denominar-se simplesmente Tigre.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Tigre, figura no município de São Gonçalo.

Pelo decreto estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Tigre passou a denominar-se Paraipaba e o município de São Gonçalo a denominar-se Anacetaba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Paraipaba ex-tigre, figura no município de Anacetaba ex-São Gonçalo.

Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, o município de Anacetaba. passou a denominar-se São Gonçalo do Amarante. Sob a mesma lei é criado o município de Paracuru, passando o distrito de Paraipaba a fazer parte do município de Paracuru.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Paraipaba figura no município de Paracuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Paraipaba, pela lei estadual nº 6351, de 01-07-1963, desmembrado de Paracuru. Sede no antigo distrito de Paraipaba. Constituído de 2 distritos: Paraipaba e Alagoinha. Criado pela mesma lei que criou o município.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Paraipaba e Alagoinha.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, é extinto o município de Paraipaba, sendo seu território anexado ao município de Paracuru, como simples distrito.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o distrito de Paraipaba é distrito de Paracuru.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Paraipaba, pela lei estadual nº 11009, de 05-02-1985, desmembrado de Paracuru. Sede no antigo distrito de Paraipaba. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Pela lei de , , é criado o distrito de Boa Vista e anexado ao município de Paraipaba.

Pela lei de , , é criado o distrito de Camboas e anexado ao município de Paraipaba.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Paraipaba, Boa Vista, Camboas e Lagoinha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alterações toponímicas distritais
Passagem do Tigre para simplesmente Tigre alterado, pelo decreto estadual nº 448, de 212-1938.Tigre para Paraipaba alterado pelo decreto lei estadual nº 1114, de 30-12-1943.