Moraújo

Ceará

História de Moraújo - CE

Moraújo Ceará - CE

Com características sertanejas e portanto com predominância da dividade pastoril brotou o lugarejo que incialmente se chamou Pedrinha. Intercalados vales exuberantes, a região se tornou centro de muitas e destacadas fazendas.

Por dominarem na região as famílias Morais e Araújo, o lugarejo passou a se chamar Moraújo.

Chamou-se inicialmente Pedrinhas, reduto do qual constam como primitivos habitantes as famílias Moraes e Araújo.

Origem do Topônimo: Moraújo, junção dos nomes das duas famílias; Moreira e Araújo, homenagem as duas.

Gentílico: moraujense

Distrito criado com a denominação de pedrinhas ex-povoado pela lei estadual nº 1153, de 2211-1951, subordinado ao município de Coreaú.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Pedrinhas permanece no município de Coreaú.

Elevado à categoria de município com a denominação de Moraújo, pela lei estadual nº 3920, de 25-11-1957. Sede no atual distrito de Moraújo ex-povoado de Pedrinha. Constituído de 2 distritos: Moraújo e Várzea da Volta, criado pela mesma lei do município. Instalado em 08-01-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Moraújo e Várzea da Volta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei municipal nº 190, de 01-08-1991, é criado o distrito de Boa Esperança e anexado ao município de Moraújo.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: Moraújo, Boa Esperança e Várzea da Volta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital
Pedrinha para Moraújo alterado, pela lei estadual nº 3920, de 25-11-1957.