Wenceslau Guimarães

Bahia

História de Wenceslau Guimarães - BA

A região foi primeiramente habitada pelos índios tapuios e cotoxós. No final do século XIX, integrantes da família Carvalho chegaram ao local e fizeram uma grande abertura na mata para desenvolverem atividades agrícolas. Construíram casas, no que foram imitados por outros moradores, atraídos pela fertilidade do solo.

Em 1900, já estava formado um pequeno povoado chamado Lage do Rio das Almas. A localidade cresceu e, em 1920, foi elevada a categoria de vila com a denominação de Palmeiras. Em 1934, foi elevada a distrito, sendo sua sede transferida para o arraial de Tabocas. Em 1938, recebeu o nome Indaiá.

Em 1962, recebeu foro de cidade, passando a denominar-se Wenceslau Guimarães em homenagem ao político que exerceu mandato de senador estadual no início do regime republicano.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Nilo Peçanha o distrito de Palmeiras.

Pelo Decreto Estadual nº 11.089, 30-11-1938, o distrito de Palmeiras tomou a denominação de Indaiá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Indaiá (ex-Palmeiras), figura no município de Nilo Peçanha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Wenceslau Guimarães, pela Lei Estadual n.º 1.728, de 19-07-1962, desmembrado do município de Nilo Peçanha. Sede no atual distrito de Wenceslau Guimarães (ex-Indaiá) Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.