Valente

Bahia

História de Valente - BA

O território integrava primitivamente o Município de Conceição de Coité. Segundo a tradição, havia no local denominado Caldeirão onde se encontrava a Sede municipal, uma fonte que servia de parada para os boiadeiros dar água a seus rebanhos.

O povoamento teve início em volta da citada fonte a partir da chegada de boiadeiros vindos de outras regiões a fim de domarem um touro que havia se desgarrado da manada. Mais tarde mudou-se a denominação para Caldeirão do Valente, e finalmente para Valente quando da criação do distrito em 1900. Os nativos de Valente são chamados de valentenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:

Distrito criado com a denominação de Valente em 1900. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura mo município de Conceição de Coité o distrito de Valente.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria município com a denominação de Valente, pela lei estadual, desmembrado de Conceição de Coité. Sede no atual distrito de Valente, ex-povoado de Caldeirão do Valente. Assim permanecendo em divisão territorial até hoje.