Tapiramutá

Bahia

História de Tapiramutá - BA

Inicialmente habitada pelos índios Paiaiá e posteriormente por caçadores que construíram pequenas casas de palha, provavelmente em número de quatro.

O lugarejo recebeu a denominação de Palha por volta de mais ou menos 1901, por causa da existência dessas palhoças feitas pelos caçadores.

Ali pelo ano de 1901, o cidadão Hilário Bispo, construiu a primeira casa de telha, na praça que hoje tem o nome de Eliodório Nery. Em seguida construíram-se muitas outras. Outros que por aqui foram chegando, iniciaram novas construções, das quais devemos destacar as seguintes: uma capela que foi coberta de palhas e um barracão, onde o povo começou se reunia para a feira-livre.

Na citada capela foi celebrada a primeira missa, no ano de 1913, pelo Padre de Mundo Novo, José Dias, segundo depoimento de D. Maximiana Barbosa. Mais tarde foi construído um templo na praça que hoje tem o nome de João Américo de Oliveira, coberta de telha, no qual foi sepultada a primeira esposa do Sr. Hilário Bispo.

Lá pelo ano de 1910 o lugarejo ganha um novo nome, passando de Palha para Espera Danta. O topônimo Tapiramutá é de origem indígena e Espera de Antas.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Mundo Novo o distrito de Espera Dantas.

Pelo Decreto Estadual n.º 11.089, de 30-11-1938, o distrito de Espera Dantas passou a denominar-se Tapiramutá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Tapiramutá (ex-Espera Dantas), figura no município de Mundo Novo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Tapiramutá, pela Lei Estadual n.º 1.747, de 27-07-1962, desmembrado do município de Mundo Novo. Sede no antigo distrito de Tapiramutá. Constituído de 2 distritos: Tapiramutá e Volta Grande, criado pela Lei Estadual acima citada. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII1-963, o município é constituído de 2 distritos: Tapiramutá e Volta Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.