Sítio Do Mato

História de Sítio Do Mato - BA

Sítio do Mato

:

O povoado de Sítio do Mato, teve este nome em virtude de estar situado ás margens do rio São Francisco, em uma Mata Virgem (reserva florestal), onde foi montado um sítio pelos seus primeiros habitantes. Quando da emancipação do distrito foi inicialmente denominado de Porto Feliz, que não prevaleceu por já existir outra cidade com esse nome. O município foi criado pela Lei Estadual número 4834 de 24 de fevereiro de 1989, desmembrado do de Bom Jesus da Lapa.

Limites: Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Paratinga, Santana, Serra Dourado, Muquém do São Francisco.

Área: A área do município é de 1.710 Km2.

Coordenadas Geográficas: A sede municipal possui as seguintes coordenadas 13º05 de latitude sul e 43º28 de longitude oeste.

Altitude: 420 metros.

Distância: Da Sede para a Capital do Estado 823 km.

Hidrografia: Bacia Hidrográfica do São Francisco. Rios principais Rio São Francisco, Rio Corrente.

Clima: Seco a subúmido e semi-árido.

Solo: Latossolo Vermelho Amarelo Eutrófico, Ccambissolo Eutrófico, Solos Aluviais Eutróficos.

Vegetação: Contato caatinga - floresta estacional, floresta estacional decidual.

Relevo: Depressão do São Francisco, Várzeas e Terraços Aluviais.

Geologia: Calcários, dolomitos, siltitos, folhelhos, argilitos, ardósias, depósitos aluvionares e coluvionares, depósitos fluviais.

População: Contagem da População/2007 12.567 hab.

Estimativa em Janeiro de 2008 13.064 hab.

Atividades Econômicas: Agricultura Pecuária Pesca - Comércio.