São José Da Vitória

História de São José Da Vitória - BA

São José da Vitória
Bahia - BA

Tudo começou numa fazenda, naquele tempo, antes de 1928, o acesso entre propriedades rurais era muito difícil, não só pela densa Mata Atlântica como pela ausência de estradas de chão. Não foi diferente com as fazendas Santo Antônio e São José.

Vendo tamanha dificuldade que os moradores enfrentavam para se deslocarem até outras cidades, um engenheiro sugeriu a criação de uma estrada.

Inicialmente rejeitada pelos moradores da Fazenda Santo Antônio, a estrada passou pela Fazenda São José, onde o pequeno comércio se instalou atraíndo moradores para o local.

Gentílico:

Nessa fazenda, deu-se início ao Povoado de São José da Vitória, pertencendo a Macuco, antigo distrito de Itabuna e atual cidade de Buerarema, cuja emancipação ocorreu em 1958, recebendo São José do Macuco como seu distrito.

Através da Lei nº 5.006, foi emancipado e tornou-se cidade em 13 de junho de 1989.