Quijingue

Bahia

História de Quijingue - BA

Na Fazenda Onça, de propriedade dos Sr. Gregório José de Almeida, anualmente era comemorado o cia de Sao João da Onça, em razão sucesso alcançado a festa passou a chamar-se "São João da Onça", sen do frequentada por todos os moradores das regiões vizinhas, onde aconteciam queima de fogos, fogueiras e outras atividades juninas, com o passar do tempoa festança fora transferida para a Fazenda Lagoa Grande, que a partir de então, passou a contar com um fluxo de pessoas cada vez maior, sendo construidos os primeiros casebres e acapela, com a colaboração do conselheiro Francisco e do Sr. Gregório de almeida, procedente de Bom Conselho, atual Cícero Dantas, acompanhado de vários seguidores, chegou ao arraial por volta de 1893, Antonio Vicente Mendes Maciel, o Antonio Conselheiro, quando o nome da localidade de Lagoa Grande mudou para o de Triufo , sendo seus fundadores: Sérgio Ferreira de Brito, Gregório José de Almeida, Joaquim Pereira de Oliveira, Salu José Peba e José Bezerra de Oliveira. Nesse período, o povoado fora visitado pelos "Revoltosos" que inquietavam a população por onde passavam. Posteriormente do cangaceiro, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Pertecente ao municipio de Tucano, o Povoado passou a ser denominado Distrito de Triunfo, e com o surgimento de um maior numero de habitantes e a necessidade de libetar-se do julgo do municipio de Tucano, surgiram os primeiros movimentos para a emancipação política, que veio a se concretizar em 15 de março de 1962, através da lei nº 1.640.