Pojuca

História de Pojuca - BA

Pojuca
Bahia - BA

Com a chegada de Tomé de Sousa, em 1549, pisou as terras incultas da Bahia o intrépido bandeirante Garcia DÁvila, estabelecendo-se nas terras onde está situado o atual município de Pojuca, e partiu para o desenvolvimento de densa floresta, contribuindo para o povoamento da região. Posteriormente, chegou a Mata de São João, onde edificou o castelo da torre.

Data de 1612 o movimento colonizador, verificado nas terras marginais dos rios Pojuca, Jacuípe e Joanes, que atraíram pela sua fertilidade, diversos colonos, os quais ali se fixaram, fazendo erguer-se das matas incultas, pequenas comunidades.

A primeira povoação surgida no território do atual município data de 1684, quando se fixaram às margens do Rio Pojuca, onde está situada a cidade do mesmo nome, as famílias Freire de Carvalho, Veloso e Saraiva, que fizeram construir moradias e engenhos, atraindo para o desenvolvimento da nascente diversos colonos.

Com o decorrer do tempo, foram surgindo as primeiras casas e as principais ruas, conhecendo a povoação apreciável progresso, uma conseqüência lógica do seu aumento populacional.

O termo Pojuca, segundo Teodoro Sampaio, é corrutela de iapó-iuca, que significa o pântano, o estagnado, o podre.

Gentílico: pojucano ou pojuquense

Distrito criado com a denominação de Pojuca, pela lei municipal nº 05-09-1892, subordinado ao município de Santana do Catú.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Pojuca, pela lei estadual nº 979, de 29-07-1913, desmembrado do município de Santana do Catú. Sede no antigo distrito de Pojuca. Constituído do distrito sede. Instalada em 26-10-1913.

Nos quadros de apuração de recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela lei municipal nº 48, de 08-07-1921, aprovada pela lei estadual nº 1518, de 10-08-1921, é criado o distrito de Miranda e anexado ao município de Pojuca.

Em divisão administrativa referente ao de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Pojuca e Miranda.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município permanece constituído de 2 distritos: Pojuca e Miranda.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.