Paratinga

História de Paratinga - BA

Paratinga

:

No início do século XVIII, em 1710 aproximadamente, já existia uma aldeia na região do baixo médio São Francisco, localizada à margem direita do mesmo rio, numa Fazenda de criação de gado do Conde da Torre. Havia grandes currais de gado, circunstância que contribuiu para fazer da aldeia ponto de passagem e pousada de boiadeiros e viajantes que transitavam rumo as Minas Gerais ou em sentido contrário, às terras da Bahia. Aquela localidade chamava-se então Urubu de Cima em virtude de já existir uma imagem do Santo na capela local. Em 1745, o Arraial foi elevado a Vila e em 27 de setembro de 1749 desmembrou-se de Jacobina com a denominação de Urubu. Em 25 de junho de 1897 a Vila Urubu foi elevada à categoria de Cidade através da Lei Estadual nº 177, de 25 de Junho. A denominação Urubu perdurou até 1912 quando então o Deputado Muniz Sodré propôs a mudança para Rio Branco e, finalmente, em 1943, outro Decreto Estadual mudou o nome do município para Paratinga.

Localização: O município de Paratinga está localizado á margem direita do rio São Francisco.

Limites: Oliveira dos Brejinhos, Macaúbas, Boquira, Ibotirma, Moquem do São Francisco, Sitio do Mato e Bom Jesus da Lapa.

Área: A área do município é de 2.956 Km2.

Coordenadas Geográficas: A sede municipal possui as seguintes coordenadas 12º1119 de latitude sul e 43º1116 de longitude oeste.

Altitude: 420 metros.

Distância: Da Sede para a Capital do Estado 708km.

Hidrografia: Bacia Hidrográfica do São Francisco.

Clima: Tipo climático Seco a subúmido e Semi-árido.

Solo: Tipo de solo Latossolo Vermelho Amarelo Álico, Solos Litossólicos álicos, Solos Aluviais eutróficos, Planossolo Solódico, Podzólico Vermelho Amarelo eurófico, Areias Quartzosas distróficas.

Vegetação: Contato catinga floresta estacional, contato cerrado caatinga floresta estacional.

Relevo: Pediplano Sertanejo, Serras Setentrionais do Planalto do Espinhaço, Várzeas e Terraços Aluviais.

Geologia: Depósitos aluvionares e coluvionares, depósitos fluviais, quartzitos, arenitos, gnaisses.

População: Contagem da População/2007 28.671 hab.

Estimativa em Janeiro de 2008 29.692 hab.

Atividades Econômicas: Agricultura Pecuária Pesca - Comércio.