Novo Triunfo

Bahia

História de Novo Triunfo - BA

Nova Triunfo foi originária de uma fazenda chamada Guloso. Nessa fazenda se arranchavam os tropeiros.

Os primeiros habitantes mudaram-se e fundaram um povoado que batizaram de Guloso. Porém, histórias remotas nos reportam ao tempo do Brasil Império em que Novo Triunfo fazia parte da grande sesmaria doada pelo reino de Portugal a Garcia DÁvila.

Na região, habitavam tribos cariacás (ramificação dos tupinambás) que foram escravizadas, advindo protesto dos missionários e lutas entre o donatário e os indígenas.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Triunfo, pela Lei Estadual n.º 4.846, de 24-02-1989, desmembrado de Antas. Sede no atual distrito de Novo Triunfo (ex-povoado de Guloso). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1990.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.