Nova Itarana

Bahia

História de Nova Itarana - BA

O desbravamento do território iniciou-se no século XVIII, por jesuítas em missão da catequisar os indígenas.

As terras antes ocupadas pelos jesuítas, foram adquiridas pelo fazendeiro Noronha, que em seguida as vendeu a Inácio Moura. Impossibilitado de beneficiar sozinho toda aquela área, Inácio Moura criou o sistema de meia, o qual dava direito aos posseiros de plantar, morar e colher, com obrigação de restituir 50% da produção ao proprietário.

Com o passar do tempo, os posseiros compraram partes das terras formando o povoado Veados.

Em divisão territorial administrativa referente ao ano de 1933, figura no município Brejões o distrito de Veados.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, o distrito de Veados tomou a denominação de Nova Itarana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Nova Itarana (ex-Veados), figura no município de Brejões.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Nova Itarana, pela Lei Estadual n.º 1.742, de 20-07-1962, desmembrado do município de Brejões. Sede no antigo distrito de Nova Itarana. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.