Tremedal

Bahia

História de Tremedal - BA

Tremedal teve a sua origem no povoamento da fazenda Brejo, de propriedade de Joaquim Gonçalves, que em 1885, aí se estabeleceu com a família e agregados, vindos do município de Areia, hoje Ubaíra. A partir de 1895, outras famílias se juntaram às primeiras em virtude da fertilidade da região, transformando o lugarejo num povoado.

Devido ao espírito empreendedor da família Ferraz a localidade passou a ser conhecida por Tremedal dos Ferraz. Com a decadência do distrito de São Felipe do município de Condeúba, do qual o povoado fazia parte, em 1922 a sede foi transferida para o arraial de Tremedal dos Ferraz, com a denominação de Bom Jesus do Tremedal.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1393, figura no município de Condeúba o distrito de Tremedal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tremedal, pela Lei Estadual n.º 599, de 05-11-1953, desmembrado de Condeúba. Sede no antigo distrito de Tremedal. Constituído de 3 distritos: Tremedal e Caraíbas, ambos desmembrados de Condeúba. Instalado em 07-04-1955.

Pela Lei Estadual n.º 628, de 30-12-1953, é criado o distrito de Lagoa Preta ex-povoado e anexado ao município de Tremedal.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Tremedal, Caraíbas e Lagoa Preta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Estadual n.º 4.842, de 24-02-1989, desmembra do município de Tremedal, o distrito de Caraíbas. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído de 2 distritos: Tremedal, e Lagoa Preta.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.