Japaratinga

Alagoas

História de Japaratinga - AL

Japaratinga Alagoas - AL

Uma colônia de pescadores implantada no local onde hoje está a prefeitura deu origem ao município de Japaratinga. Na época, o que existia era alguns barracos à beira-mar e parte das terras era ocupada com lavouras. A ocupação da região começou por volta de 1800, data em que se inicia também a exploração do côco. Uma estrada que dava acesso apenas a animais ligava a rodovia principal - hoje AL-101 Norte - a Porto de Pedras, passando por Japaratuba, nome primitivo de Japaratinga.

A igreja matriz foi erguida há mais de 300 anos pelos holandeses que residiam em Porto Calvo e continua até hoje conservada em seu estado original. Em 1935, existia um pequeno estaleiro onde eram construídos navios de pequeno porte para o transporte do côco.

Motivos políticos levaram os líderes locais a lutarem pela autonomia administrativa, liderados por José Jorge de Farias Sales, chefe político de Maragogi. Em 1960, através da Lei 2.264, o município foi desmembrado de Maragogi, mas sua instalação oficial só ocorreu em 30 de junho do mesmo ano.

Japaratinga é hoje impor-tante pólo turístico e a beleza exótica de suas praias é fascinante.

Em Barreira do Boqueirão - a principal delas - tem traços primitivos e seus principais encantos são as nascentes de água mineral, onde os visitantes desfrutam do tradicional banho de bica. O mar de Japaratinga é calmo, sem ondas e de águas mornas que possibilitam deliciosos passeios de jangada às piscinas naturais. O município tem como principais eventos a festa da padroeira, Nossa Senhora das Candeias (entre janeiro e fevereiro), a festa da Emancipação (23 de junho) e o Festival de Abertura do Verão (novembro).

Gentílico: japaratinguense

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Marogogi o distrito de Japaratuba.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943, o distrito de Japaratuba passou a denominar-se Japaratinga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Japaratinga ex-Japaratuba, figura no município de Maragogi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Japaratinga, pela lei estadual nº 2264, de 23-07-1960, desmembrado de Maragogi. Sede no antigo distrito de Japaratinga ex-Japaratuba. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-07-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Japaratuba para Japaratinga alterado, pelo decreto-lei estadual nº 2909, de 30-12-1943.