Lençóis

Bahia

História de Lençóis - BA

Tem-se notícia de que o povoamento inicial do município ocorreu em 1844, nas margens do riacho São João, afluente do rio Santo Antônio, num planalto de "gerais" denominado "campos de São João", por criadores de gado. Estes adquiriram tratos de terras do sargento-mor Francisco José da Rocha Medrado, proprietário de vasta extensão territorial do interior da Província naquela época. O primeiro colonizador a instalar-se ali foi o tenente Manoel Lourenço Pinto, antes de meados do século XIX.

No entanto, o fator decisivo de colonização, povoamento e consequente criação do município liga-se ao ciclo das atividades mineradoras de diamantes, que Spix e Martius descobriram na serra do Sincorá, em 1822. Ao percorrerem o interior da Província, quando garimpeiros emigrados de Tijuco e de outros pontos de Minas Gerais e de Santa Isabel do Paraguaçu descobriram, no leito do córrego que divide a sede do município em duas partes, diamantes com abundância, o que fez incentivar a procura de novos garimpos onde o trabalho de extração de pedras preciosas fosse mais aconselhável.

Como era natural, a notícia do descobrimento correu célere e, dentro de curto período, grande quantidade de garimpeiros se deslocam para as margens daquele riacho diamantino.

A tradição de ganância dos garimpeiros no trabalho de procura de jazidas ou "serviços ricos" não permitia que estes cuidassem do problema de suas habitações, contentando-se em se instalarem nas tocas, grutas ou grunas, nas casas cobertas de palha ou de capim da serra, sustentadas de simples esteios. O crescimento vertiginoso da população, decorrente dos lucros auferidos pela atividade extrativa, trouxe pessoas outras para exercerem artes e ofícios, negociantes de vários ramos, bem como gente de todas as classes atraídas pela fama da riqueza da região.

Na época houve falta de moradia para tanta gente, já que não havia material de construção no local. Para contornar a situação, muitos começaram por improvisar casas com paredes e cobertura de pano branco de algodão grosso, tecido este usado para as vestes dos garimpeiros.

Tais casas tanto serviam para negócios quanto para moradias e, em pouco tempo, havia grande número delas, aparentando, à distância, lençóis brancos estendidos. Esta fase das casas de paredes e cobertura de pano passou rápida, dando lugar ao início das construções de taipa e cobertas de telha, quando começa a se verificar a afluência de pessoas abastadas, vindas do recôncavo, do litoral, do alto sertão da Bahia e da Província de Minas Gerais. Dentre os que deram grande concurso à formação inicial do município, salienta-se o Comendador Antônio Botelho de Andrade, natural de Minas Gerais, mas vindo de Chapada, cujas caravanas históricas apresentavam nas suas viagens características principescas, tal o vulto da grande bagagem, a quantidade do rebanho de animais empregados, bem como número de escravos e a criadagem que ocupava, além dos membros da família e acompanhantes.

Não tardou a elevação do povoado à categoria de distrito, em 1852.

A Comercial Vila dos Lençóis foi elevada à categoria de cidade com o topônimo Lençóis em 1864.

Elevado à categoria de vila e distrito, com a denominação de Lençóis, pela Lei Provincial n.º 604, de 18-12-1856, sendo desmembrado do município de Santa Isabel do Paraguassu. Sede na antiga povoação de Lençóis. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-04-1858.

Pela Lei Provincial n.º 899, de 15-05-1863, é criado o distrito de Seabra e anexado ao município de Lençóis.

Elevado à condição de cidade, com a denominação de Lençóis, pela Lei Provincial n.º 946, de 20-05-1864.

Pela Lei Provincial n.º 2.652, de 14-05-1889, é desmembrado do município de Lençóis o distrito de Vila Agrícola de Campestre, elevado à categoria de vila.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído de 2 distritos: Lençóis e Cravada.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920 o município aparece constituído de 2 distritos: Lençóis e Estiva ou Santo Antônio da Cravada.

Pela Lei Municipal n.º 3, de 25-05-1923, é criado o distrito de Afrânio Peixoto com território do extinto distrito de Santo Antônio da Cravada.

Pelo Decreto n.º 7.479, de 08-07-1931, Lençóis adquiriu o território do extinto município de Wagner, como simples distrito.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído de 3 distritos: Lençóis, Afrânio Peixoto e Wagner. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 141, de 31-12-1943, confirmado pelo Decreto Estadual 12.978, de 01-06-1944, o distrito de Wagner tomou a denominação de Itacira.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 3 distritos: Lençóis, Afrânio Peixoto e Itacira.

A Lei Estadual n.º 1.739, de 20-07-1962, desmembra do município de Lençóis o distrito de Itacira, elevado à categoria de município com a denominação de Wagner.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1962 o município é constituído de 2 distritos: Lençóis e Afrânio Peixoto. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Pela Lei n.º é criado o distrito de Coronel Octaviano Alves e anexado ao município de Lençóis.

Em divisão territorial datada de 2003 o município é constituído de 3 distritos: Lençóis, Afrânio Peixoto e Coronel Octaviano Alves. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.