Teofilândia

História de Teofilândia - BA

Teofilândia
Bahia - BA

Aproximadamente em 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga) e dormiram.

Ao acordarem e não encontrarem o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumulavam água, ao que chamaram de caldeirões ou tanques de pedras, e onde não só os animais que eles pastoreavam estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam água. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que aviam encontrado um caldearão, ou Tanque de Pedras.

Os irmãos João Manoel e Manoel João, transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta, José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa, vindo outras em seguida. Chegaram outros moradores, o local passou a ser chamado Arraial de Pedras.

Gentílico:

O Arraial foi crescendo, e em 1953 foi transformado em distrito com o nome de Itapirú, que pertencia a Serrinha. Sendo muito tempo depois denominado Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, Joaquim Teófilo de Oliveira.

Teofilândia obteve sua emancipação política e administrativa em 23 de Abril de 1962, através da Lei Estadual 1685.