Ipirá

Bahia

História de Ipirá - BA

DA CRIAÇÃO

Inicialmente denominada de "Santana do Camisão," Ipirá desmembrou-se de Feira de Santana e foi automaticamente criada pela resolução provincial de número 520 em 20 de abril de 1855, passando a chamar-se IPIRÁ através do decreto 7521 de 20 de julho de 1931, o nome da cidade tem origem Tupi e siginifica "cabeça de peixe", fazendo relação com o rio que banha parte das terras locais, denominado Rio do Peixe.

DAS ORIGENS

Santana do Camisão, mais conhecido como "Camisão", ainda hoje, divaga no terreno das especulações. Várias são as hipóteses que explicam a origem do nome Camisão e dentre elas, por apresentarem resquícios de logicidade destacam-se:

O HOMEM CAMISÃO
Conta-se que teria um velho desterrado português que era proprietário de um rancho e que por sua hospitalidade para com os que ali passavam e por vestir longas camisolas de algodão, ficou conhecido por todos como o Homem do Camisão, assim originando-se o nome.

O CORONEL CAMISÃO
Outra hipótese é de que o nome Camisão originou-se do Coronel Manoel Maria Camisão, entradista português homenageado pelo Governador Geral do Brasil ao dar seu nome ao aglomerado de ranchos existentes na região. O mesmo é descendente do herói da retirada de Laguna durante a Guerra do Paraguai, tenente Coronel Carlos de Moraes Camisão.

Tanto desta como da outra hipótese não existem provas documentais.

DA LOCALIZAÇÃO

Ipirá localiza-se na Micro-Região Homogênea e Administrativa de Feira de Santana e do ponto de vista econômico na Região do Paraguaçu. Situa-se a 202 Km da Capital do Estado com altitude em torno de 330 m.