Ibirapitanga

História de Ibirapitanga - BA

Ibirapitanga
Bahia - BA

O atual Município de Ibirapitanga originou-se quando em 1915 o Sr. José Menezes de Oliveira, construiu uma palhoça às margens do Rio Cachoeira, em terras pertencentes ao Município de Camamu.

Tempos depois, a ele se juntaram outros emigrantes tais como João Víctor dos Santos, João Marinózio de Almeida, Pedro Ramos de Oliveira, Francisco Quinto de Souza, Ozeas Carvalho, e outros, surgindo assim o Arraial denominado Cachoeira do Pau, cujo nome teve origem pelo fato de ser costume dos moradores do lugarejo, colocarem paus sobre o Rio Cachoeira, facilitando o transporte de cargas da região normalmente feito no lombo dos animais.

Gentílico:

O Arraial foi elevado à categoria de Distrito de Ibirapitanga, do termo de Camamu, Comarca de Santarém (hoje Ituberá), através do Decreto estadual nº 11.089 de 30 de novembro de 1938.

Quinze anos mais tarde, foi elevado por Lei estadual nº 628 de 23 de dezembro de 1953 à categoria de Vila, ainda pertencendo ao Município de Camamu, com a denominação de Vila de Ibirapitanga.

Alguns anos mais tarde, deu-se a sua emancipação política, através da Lei estadual nº 1.444 de 03 de agosto de 1961, ficando desmembrado do Município de Camamu.

A instalação definitiva do município somente ocorreu em 07 de abril de 1963.