Caatiba

História de Caatiba - BA

Caatiba
Bahia - BA

As primeiras pessoas a fixarem residência no município foram Serra Grande, Francisco Sabino, Guilhermino Barros, Olímpio de Carvalho, Gino Nogueira, Capitão Valdemar, Capitão João Antônio.

A conquista das terras se deu por sucessivos combates entre os desbravadores e os índios Imborés, por volta de 1753. Apesar dos sangrentos combates, algumas aldeias resistiram, sendo registrado o último combate no início do século XIX, próximo a "Serra das Flechas", onde participaram do massacre os jagunços Fulgêncio de Almeida, Lourenço Pacheco, Manoel Borges, Olímpio de Carvalho, dentre outros, sendo o último citado, o chefe dos jagunços.

Gentílico:

Caatiba cresceu como povoado, anteriormente conhecido como "Riachão".

Pela Lei nº 1937 e Quadro Anexo ao Decreto-Lei Estadual nº 10724, de 30 de março de 1938, o Município de Vitória da Conquista se constitui de 11 distritos, dentre eles São Paulo.

Em 1º de abril de 1961, foi emancipado, conforme o Decreto nº 1401, que denominou-o de Caatiba.

O município de de Caatiba foi desmembrado de Vitória da Conquista pela Lei nº 4021 de 13 de maio de 1982.