Itaubal

História de Itaubal - AP

Foi edificada sob uma elevação de terras à margem direita do rio Piririm.

As primeiras notícias do município datam de 1935 quando algumas famílias de agricultores passaram a residir no local. Em 1940 chegam mais migrantes, trazendo uma imagem de São Benedito que passou a ser o padroeiro do lugar e até hoje encontra-se no altar da igreja matriz de Itaubal. Nesse mesmo ano é celebrada a primeira missa, pelo padres Felipe Blanc (MSF).

O topônimo vem de Itaúba, uma madeira de lei abundante no local.

Distrito criado com a denominação de Itaubal de Piririm (ex-povoado), pela Lei Municipal n.º 153, de 31-08-1981, subordinado ao município de Macapá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o distrito de Itaubal de Piririm figura no município de Macapá.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988
Elevado à categoria de município com a denominação de Itaubal, pela Lei Estadual n.º 05, de 01-05-1992, alterada pela Lei Estadual n.º 345, 19-06-1997, desmembrado do município de Macapá. Sede no atual distrito de Itaubal (ex-Itaubal do Piririm). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.