Novo Aripuanã

Amazonas

História de Novo Aripuanã - AM

O município de Novo Aripuanã é constituído de território desmembrado de Borba e Manicoré, por isso sua história está ligada estreitamente à desses municípios.

Seu territória era habitado pelos índios Toras, Barés, Muras, Urupás, Araras entre outros.

Datam de 1637 os registros das primeiras penetrações no rio Madeira, em sequencia à expedição de Pedro Teixeira, ligando Belém do Pará a Quito, no Equador.

Distrito criado com a denominação de Foz do Aripuanã, pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.186, de 31-12-1943, subordinado ao município de Borba.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Foz do Aripuanã figura no município de Borba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Novo Aripuanã, pela Lei Estadual n.º 96, de 19-12-1955, desmembrado município de Borba. Sede no atual distrito de Novo Aripuanã (ex-Foz do Aripuanã). Constituído de 2 distritos: Novo Aripuanã e Samaúma, ambos desmembrados do município de Borba. Instalado em 10-02-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Novo Aripuanã e Samaúma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Emenda Constitucional n.º 12, de 10-12-1981, é extinto o distrito de Samaúma, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Novo Aripuanã.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.