Serra Do Ramalho

História de Serra Do Ramalho - BA

Serra do Ramalho

:

Os primeiros desbravadores da região foram os bandeirantes. Existem vestígios da presença indígena, embora não haja registros sobre os grupos indígenas que habitavam o local. Acredita-se que seriam do tronco linguístico macro-jê. Na década de 50 do século XX, imigraram para a região os índios Pankareis, guiados pelo chefe Apolônio Kiname. A posse de terras onde habitavam os indígenas foi reinvidicada por um fazendeiro e o chefe Apolônio chegou a ser preso, juntamente com um filho e dois genros. Em 1973, a região do Médio São Francisco foi decretada prioritária para desapropriação pelo governo federal, em vista da construção da represa do Sobradinho e da necessidade de reassentar os moradores desalojados pela obra. A partir de março de 1976, o povoamento da região foi intensificado pelo afastamento das populações desalojadas. O projeto de assentamento intitulado Projeto Especial de Colonização de Serra de Ramalho. A maioria das famílias que foram instaladas em Serra do Ramalho era dos povoados de Pau-a-Pique, Bem-Bom, Intas e Barra da Cruz, todos situados no município de Casa Nova. Estas famílias foram assentadas em um casebre e um lote de 20 hectares em um sistema de agrovilas. Segundo o projeto original, as agrovilas concentrariam as casas dos colonos (aproximadamente 250 por agrovila). Em 1989, Serra do Ramalho tornou-se município autônomo e a sede do município passou a ser a Agrovila Nove, por força da Lei Estadual de número 5.018 de 13 de junho de 1989.

Localização: Entre o Rio São Francisco e a serra do mesmo nome.

Limites: Bom Jesus da Lapa, Felix do Coribe, Carinhanha, Malhada, Santana, São Félix do Coribe.

Área: A área do município é de 2.677 Km2.

Coordenadas Geográficas: A sede municipal possui as seguintes coordenadas 13º37 de latitude sul e 43º34 de longitude oeste.

Altitude: 497 metros.

Distância: Da Sede para a Capital do Estado 964 km.

Hidrografia: Bacia Hidrográfica do São Francisco. Rios principais Rio São Francisco, Rio Corrente.

Clima: Seco a subúmido.

Solo: Cambissolo Eutrófico, Latossolo Vermelho Amarelo Álico, Podzólico Vermelho Amarelo Eutrófico, Solos Aluviais Eutróficos.

Vegetação: Floresta Estacional Decidual.

Relevo: Depressão do São Francisco, Várzeas e Terraços Aluviais.

Geologia: Calcários, dolomitos, folhelhos, argititos, ardósias, depósitos aluvionares e coluvionares, depósitos fluviais, arenitos finos e médios, margens.

População: Contagem da População/2007 31.130 hab.

Estimativa em Janeiro de 2008 31.908 hab.

Atividades Econômicas: Agricultura Pecuária Indústria - Comércio.