Nova Olinda Do Norte

Amazonas

História de Nova Olinda Do Norte - AM

O nome Nova Olinda do Norte originou-se de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, e da expressão do Norte, acrescentada pelo governador do Amazonas na época, Plínio Ramos Coelho, ao criar o município.

Habitavam primitivamente na região os índios Turás, Muras, Mundurucus e outros.

A historia de Nova Olinda do Norte está estreitamente ligada à exploração do petróleo do Amazonas e ficou conhecida como a Cidade do Petróleo. Outras cinco perfurações foram efetuadas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica (13 de maio de 1955), porém a euforia teve curta duração, porque a Petrobras, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Nova Olinda do Norte, pela Lei Estadual n.º 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Murutinga. Sede no atual distrito de Nova Olinda do Norte (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.