Maraã

Amazonas

História de Maraã - AM

O município de Maraã é banhado pelo caudaloso rio Japurá, que o atravessa de um extremo a outro.

As origens do município se prendem às de Tefé, aldeia fundada no final do século XVII.

O município foi criado pela Lei nº 96, de 19 de dezembro de 1955, quando o distrito de Maraã - que integrava o município de Tefé - foi dividido em dois novos municípios : Maraã e Japurá, criados pela mesma lei. O município foi instalado em 7 de maio de 1956, sendo seu primeiro prefeito nomeado Atlântico Alves da Mota. O local determinado para a instalação da sede municipal, onde hoje está localizada, pertencia na época a proprietários particulares, os quais não abriam mão da referida área sem o devido ressarcimento pelo estado, das benfeitorias existentes. Razão pela qual a sede municipal foi instalada provisioriamente no ano de 1956 na localidade de Jacitara. Posteriormente, o governo do Estado e a família Solart efetivaram a transação e instalou-se em definitivo a sede do município de Maraã dia 25 de março de 1969, sob a administração de Benedito Gonçalves Ramos, prefeito municipal da época.

A denominação "Maraã" vem do igarapé do mesmo nome, próximo a cuja foz, no Japurá, está situada a sede do município.

Festa de destaque é a do Boto - semelhante a dos Bumbás - com danças e desfiles de alegorias.