Ipixuna

Amazonas

História de Ipixuna - AM

Em meados do século XIX dá-se a fixação de estrangeiros no território atual do município.

Em 1857, João da Cunha sobe o grande rio, até a foz do Juruá-Mirim. Em 1877, têm-se notícias fixação de cearenses no rio Juruá. Em 1883, ocorre o povoamento de Riozinho (localizado no centro do atual município) por Arthur Marques de Menezes.

O significado do nome do município veio do rio Ipixuna, um dos principais afluentes do Juruá. Ipixuna, em língua indígena, significa água escura, denominação que lhe foi dada pelos índios Catuquinas, Curinas e Canamaus.

Em 19-12-1955, pela Lei Estadual n.º 96, é criado o município de Ipixuna desmembrado do município de Eirunepé.

O município de Ipixuna foi constituído pelos subdistritos: Foz do Riozinho, Foz de Ipixuna, Foz do Hudson e parte dos de Foz do Gregório e Canidé, com sede na localidade de Guajará, elevada então à categoria de Cidade (1955).

Em 18-02-1956, dá-se a instalação do novo município, tendo seu primeiro prefeito, nomeado pelo governo do estado, o Sr. Domingos Barbosa Filho.

Em 05-06-1958 Ipixuna é enquadrado entre os municípios considerados Área de Segurança Nacional.

Em 10-12-1981, é desmembrado do território que passa a constituir o município de Canamari.
Elevado à categoria de município é distrito com a denominação de Ipixuna, pela Lei Estadual n.º 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Eirunepé. Sede no atual distrito de Ipixuna (ex-povoado de Guarujá). Constituído do distrito sede. Instalado em 18-02-1956.

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.