Careiro

Amazonas

História de Careiro - AM

O nome do município originou-se da palavra Careiro que significa caminho do índio e está vinculado ao traçado do rio que o corta.

Registra-se como primeiro morador da região, em 1870, o caboclo Francisco Ferreira, mais conhecido como Chico Macucu.

Em 1877, parte dos retirantes nordestinos que chegavam à Manaus fixaram-se no Careiro, incrementando o povoamento da região.
Os colonos foram sustentados pelo governo do estado durante seis meses, tendo antes recebido cada um seu lote de terra para trabalhar.

Com o decorrer dos tempos Careiro e Cambixe encheram-se de habitantes, tornando-se a zona agropecuária do Amazonas.

Distrito criado com a denominação de Careiro, pelo Decreto-lei Estadual n.º 176, de 01-12-1943, com território desmembrado do município de Manaus e também do distrito sede do município de Manacapuru, subordinado ao município Manaus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Careiro figura no município de Manaus.

Elevado à categoria de município Careiro, pela Lei Estadual n.º 99, 19-12-1955, desmembrado do município de Manaus. Sede no antigo distrito de Careiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.