São Miguel Dos Milagres

Alagoas

História de São Miguel Dos Milagres - AL

São Miguel dos Milagres Alagoas - AL

São Miguel dos Milagres é um dos mais antigos povoados de Alagoas. A colonização começou durante a invasão holandesa, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem, também, observar o movimento dos invasores que utilizavam o rio Manguaba para chegar ao interior. Eles encontraram, na região, uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, que resultou na expulsão dos holandeses.

O povoado ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira. Algum tempo depois, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e passou a usá-la nos serviços domésticos. Ao limpar a peça, o pescador descobriu que era a estátua de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

Por algum tempo, o povoado liderou o comércio açucareiro e chegou a ser o maior produtor de côco, quando ainda pertencia a Porto de Pedras. Em 1864, foi elevado à vila. Em 1914, Augusto de Barros Falcão, José Braga, Aderbal da Costa Raposo e João Moraes buscaram a emancipação, que só foi obtida em 1960, através da Lei 2.239.

Conhecida por suas praias de águas mansas e cristalinas, a cidade de São Miguel dos Milagres tem, na praia de Porto da Rua - povoado próximo - seu maior atrativo. Entre os eventos destacam-se: o Festival de Frutos do Mar (em abundância no município), e as festas do padroeiro (21 de janeiro) e de Emancipação (7 de junho).

Gentílico: milagrense ou miguelense

Distrito criado com a denominação de São Miguel dos Milagres, pela lei provincial nº 417, de 09-06-1864.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São Miguel dos Milagres, figura no município de Porto de Pedras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado a categoria de município com a denominação de São Miguel dos Milagres, pela lei estadual 2239, de 07-06-1960, desmembrado de Porto de Pedras. Sede no antigo distrito de São Miguel dos Milagres ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 04-07-1960.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.