Sátiro Dias

Bahia

História de Sátiro Dias - BA

A região era primitivamente habitada pelos índios cariris.

Integrante da sesmaria de Garcia DÁvila, o povoamento do território iniciou-se na primeira metado do século XIX, quando João da Cruz ali se estabeleceu, formando a fazenda Junco.

A fertilidade do solo atraiu novos colonos, originando o arraial Amparo do Junco. Em 1884, Manoel José da Cruz, filho de João da Cruz, edificou um cruzeiro e uma capela, tendo frei Maximiano celebrado a primeira missa.

Em 1927, criou-se o distrito com o nome de Sátiro Dias, homenagem ao médico e político, nascido na região.

Distrito criado com a denominação de Sátiro Dias, pela Lei Municipal n.º 51, de 11-02-1926, subordinado ao município de Inhambupe.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Sátiro Dias figura no município de Inhambupe.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Sátiro Dias permanece no município de Inhambupe.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Sátiro Dias permanece no município de Inhambupe.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sátiro Dias, pela Lei Estadual n.º 1.032, de 14-08-1958, desmembrado de Inhambupe. Sede no antigo distrito de Sátiro Dias. Constituído do distrito sede. Instalado em 12-04-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.