São José Do Jacuípe

Bahia

História de São José Do Jacuípe - BA

São José do Jacuípe "[2] é um município brasileiro do estado da Bahia.

Foi desmembrado do Município de Capim Grosso, sendo sua data de emancipação 13 de Junho de 1989. Está situado a 286 km de Salvador, e sua área é de 369,23 km². Abriga em seu território a Barragem de São José do Jacuípe ",[3] a qual poderia dar um grande impulso ao desenvolvimento da agro-pecuária do município. No entanto, esse importante recurso hídrico ainda não foi devidamente explorado. São José do Jacuípe está situado na região do semi-árido do estado da Bahia "[4] em uma área muito castigada pela estiagem, entre os municípios de Capim Grosso e Mairi. A economia do município está baseada na agricultura e na pecuária de subsistência, com pequena atividade industrial e comercial, notadamente na área de serviços. A cultura do sisal é também muito importante para a economia local, devido à dificuldade em desenvolver outras culturas, notadamente em razão das características climáticas do semi-árido, onde pode ocorrer grandes períodos de estiagem, o que inviabiliza outras lavouras menos resistentes e impossibilita um investimento mais expressivo na pecuária. A cultura do sisal, que gera vários empregos, inclusive utilizando mão-de-obra infantil, como tem sido amplamente noticiado pela imprensa {carece de fonte de informação}[1] ,e reconhecido por órgãos oficiais [2], e comunitários de mobilização [3], tem também seu lado perverso: o grande número de mutilados pelo motor que faz a extração da fibra. Muitos dos mutilados não são assistidos pela previdência social, em razão de não possuírem registro em carteira, o que faz com que não tenham direito a aposentadoria ou indenização por acidente do trabalho ou por invalidez decorrente do acidente, tornando essas pessoas dependentes da família, e abandonadas pelo Estado.