Arapiraca

Alagoas

História de Arapiraca - AL

Foi embaixo de uma Arapiraca, localizada as margens do Riacho Seco, que Manoel André Correia dos Santos (fundador da cidade) descansou.

A sombra daquela árvore fez com que Manoel André tivesse a ideia de construir uma cabana. Depois de alguns tempos, com a vinda de outras famílias, a árvore Arapiraca ficou cercada por um povoado. O local começou a ser povoado na primeira metade do século XIX.

Já em 1864, Manoel André construiu a capela de Santa Cruz e escolheu como padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho (Padroeira até hoje).

O topônimo Arapiraca vem de uma árvore da família das leguminosas Mimosáceas - Piptadênia (Piteodolobim). Uma espécie de angico branco, comum no Agreste e no Sertão.

Segundo uma tradição popular, a palavra Arapiraca tem origens indígenas e significa: ramo que arara visita.

Nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920, figura no município de Limoeiro o distrito da Arapiraca.

Elevado à categoria de município com a denominação de Arapiraca, pela Lei Estadual n.º 1.009, de 30-05-1924, desmembrado do distrito de Limoeiro. Sede no atual distrito de Arapiraca. Constituído do distrito sede. Instalado em 30-12-1924.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede.

Pelo Decreto Estadual n.º 2.335, de 19-01-1938, o município de Arapiraca adquiriu o extinto município de São Braz, como distrito.

Pelo Decreto Estadual n.º 2.435, de 30-11-1938, o município de Arapiraca adquiriu do município de Traipu o distrito de Lagoa da Canoa. Sob o mesmo decreto, o distrito de São Braz deixa de pertencer ao município de Arapiraca sendo anexado ao município de Traipu e ainda pelo mesmo decreto é criado o distrito de Caraíba e anexado ao município de Arapiraca.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Arapiraca, Caraíba e Lagoa da Canoa.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 2.909, de 30-12-1943, o distrito de Caraíba passou a denominar-se Craíba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Arapiraca, Craíba (ex-Caraíba) e Lagoa da Canoa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1950.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1960.

Pela Lei Estadual n.º 2.471, de 28-08-1962, desmembra do município de Arapiraca o distrito de Craíba. Elevado à categoria de município.

Pela Lei Estadual n.º 2.472, de 28-08-1962, desmembra do município de Arapiraca o distrito de Lagoa da Canoa. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 12-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela Resolução do Senado Federal n.º 113, de 30-11-1965, o município de Arapiraca adquiriu o extinto município Craíba, como distrito.