Jordão

Acre

História de Jordão - AC

O local onde está localizado hoje o Município de Jordão era denominado Seringal Duas Nações, de propriedade do Sr. Levi Saveda, e pertencia ao município de Tarauacá. Em 1956 passou a ser denominada Vila Jordão.

Em 29 de março de 1992, seu povo se reuniu e resolveu transformar a Vila Jordão em município, contando o apoio do Prefeito de Tarauacá, Esperidião Menezes Júnior, do Juiz eleitoral da Comarca de Tarauacá, Dr. Francisco Djalma da Silva, e do Governador do Estado Sr. Romildo Magalhães da Silva.

Houve um plebiscito, que por maioria absoluta de votos passou a categoria de município de Jordão. No dia 03 de outubro do mesmo ano foi eleito o primeiro prefeito através do voto popular, o Sr. Hilário de Holanda Melo.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Tarauacá o distrito de Jordão.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Jordão figura no município de Tarauacá. .

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Jordão, pela Lei Estadual n.º 1.034, de 28-04-1992, alterado em seus limites, pela Lei Estadual n.º 1.069, de 09-12-1992. desmembrados do município de Tarauacá. Sede no antigo distrito de Jordão. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.