Santa Maria Do Tocantins

Tocantins

História de Santa Maria Do Tocantins - TO

O município de Santa Maria do Tocantins localiza-se na mesorregião Oriental do Tocantins e na microrregião de Porto Nacional, com coordenadas geográficas de: 08° 47 49 de latitude e 47° 47 41 de longitude, e sua altitude é de 310 metros.

Contam os moradores mais antigos, que os primeiros habitantes da localidade, foram os casais: Alcebíades José Sousa e Antonia Borges Queiróz, Benedito Botelho e Alexandrina de Souza Botelho, e Tarcília Pinheiro Botelho. Não se sabe da origem do nome da Fazenda Santa Maria, presume-se que é devido a questões de cunho religioso.

A primeira escola da região foi instalada em 1960, tendo como primeira professora a senhora Isabel Botelho de Souza, e como segunda professora a senhora Tereza Gomes de Sousa, a escola foi edificada na Fazenda Santa Maria, hoje próximo a cidade de Santa Maria do Tocantins, com a denominação de Escola Municipal de Santa Maria. Após uma década e devido à dificuldade de lidar com o alto número de alunos, suas carências econômicas e distância de moradia, os alunos eram alojados na própria Fazenda. O senhor Justino Borges de Souza deu a idéia de mudar a Escola daquela localidade, prometendo doar lotes aos pais de alunos que ali quisessem se instalar, o que foi feito, sanando grande parte dos problemas daquela população.

Com a Construção das antigas GOs - 134/138, hoje, TOs - 134/138, formou-se o entroncamento, via de acesso para Pedro Afonso, Itacajá, Pé de Serra, hoje Centenário, Recursolãndia e saída para o Estado do Maranhão, o que veio a fortalecer e contribuir para a formação de um povoado.

O primeiro casal a se mudar para a localidade foi o Sr. Zeferino Pereira da Silva (conhecido como Nena) e sua esposa Maria Rosa Pereira, que se instalaram com o objetivo de montar comércio e dar início ao povoamento.

Em 1982 a Sra. Tarcília Pinheiro Botelho, mesmo contrariando seus princípios, lança-se na política como candidata a vereadora pelo município de Pedro Afonso, tendo sido eleita pelo apoio total dos moradores da região da Fazenda santa Maria. Adquiriram-se assim mais poderes para defender e reivindicar os interesses da população daquela localidade que caminhava harmoniosamente. Em 1983, com o apoio do prefeito de Pedro Afonso, Dr. Mário Sales, Tarcília elabora o projeto que deu origem a Lei nº 006/83 de 03/11/1983 que criou o Distrito com o nome de Santa Maria.

O topônimo dado ao então Distrito foi em homenagem dada a sua principal fundadora, a proprietária da Fazenda Santa Maria.

Através do Art. 18 do ato das disposições Constitucionais Transitórias, foi criado o Município com o nome de Santa Maria do Tocantins a ser desmembrado do Município de Pedro Afonso, passando assim, a ter autonomia política e administrativa, e através da Lei 251 de 20/02/1991 foram definidos seus limites e confrontações.

O Município foi instalado no dia 01/01/1993 com a posse da primeira Prefeita eleita, a Sra. Maria Botelho Marquez, do vice-prefeito e dos vereadores, seguido da instalação da Câmara Municipal.

Santa Maria do Tocantins festeja de 04 a 13 de junho a Festa Junina Religiosa em louvor ao seu Padroeiro Santo Antônio.

Distante da Capital Federal, Brasília, de 1177 Km e da Capital Estadual, Palmas, 277Km.