Praia Norte

História de Praia Norte - TO

Praia Norte
Tocantins - TO

O município de Praia Norte, na verdade, era chamado de Praia Chata, esse nome foi dado devido a uma grande praia achatada que havia em frente ao pequeno povoado às margens do rio Tocantins, no ano de 1939 quando chegaram os seus primeiros habitantes.

Diz a história que foi o senhor Genésio Gomes quem edificou a primeira casa às margens do rio Tocantins e a partir daí, surgiu o povoado de Praia Chata, que no ano de 1988, houve um plebiscito e em l989 passou a ser cidade (Praia Norte), junto com a formação do Estado (TO).

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Praia Norte, pela Lei Estadual nº 10422, de 02-01-1988, desmembrado de Itaguatins.

Sede no atual distrito de Praia Norte (ex-povoado de Praia Chata).

Constituído do distrito sede, instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.