Monte Santo Do Tocantins

História de Monte Santo Do Tocantins - TO

Monte Santo do Tocantins
Tocantins - TO

Embora não hajam registros de quando se iniciou o povoado nem qual a origem de seu nome, sabe-se que a história do município teve início com a descoberta de minério de cristal e a instalação de um garimpo.

De acordo com relatos de moradores mais antigos, os primeiros habitantes chegaram por volta de 1944.

A área que hoje é o perímetro urbano do município era uma fazenda de propriedade do senhor Jaime Gama, que depois foi dividida em pequenas partes, para exploração de seu subsolo.

Nesta época, toda esta região pertencia ao condado de Araguacema e, posteriormente, a Miracema do Norte.

Com a criação do Estado, novas cidades são criadas. Divinópolis do Tocantins, distrito de Miracema, é emancipado e recebe Monte Santo do Tocantins como seu distrito.

Em 3 de outubro de 1993, houve a votação de plebiscito para emancipação política de Monte Santo do Tocantins, aprovado pela maioria da população.

O município foi criado em 1997.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Santo do Tocantins, pela Lei Estadual nº 682, de 26-05-1994, desmembrado do município de Divinópolis do Tocantins.

Sede no atual distrito de Monte Santo do Tocantins.

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.