São Felipe

História de São Felipe - BA

São Felipe
Bahia - BA

Em 1678, pouco tempo depois de haver Baião Parente pacificado a nação Maracás ou Maracans, que habitava os vales dos rios Paraguaçu e Jaguaripe, os irmãos Tiago e Felipe Dias Gato, parentes próximos de Bartolomeu Gato, grande fazendeiro em Maragogipe, partindo desta localidade, ocuparam um aprazível sítio nas proximidades do rio Copioba, junto das margens do rio Pequi, edificando a primeira moradia e fazendo plantações. Em virtude da fertilidade do solo, os irmãos Felipe e Tiago Dias Gato aliciaram a vinda de outros moradores, o que fez aumentar o número de habitantes. Dentre em pouco, vendo crescer a povoação que havia fundado, cuidaram de erigir um cruzeiro e edificar uma capela, em 1681, sob a invocação dos apóstolos São Felipe e São Tiago, que se tornaram padroeiros da nova localidade. Desde então, o pequeno povoado se tornou conhecido pela designação de São Felipe das Roças, tal a quantidade de lavouras de mandioca, fumo, cana-de-açúcar e cereais existentes. Mais tarde, talvez por terem verificado que as cabeceiras do rio Copioba não estavam muito longe do povoado, passaram a chamá-lo de São Felipe das Cabeceiras.

Gentílico: são-felipenses

Como parte da Freguesia de Maragogipe, criada em 1698, São Felipe foi crescendo até que foi elevado à freguesia em setembro de 1718, sob o governo de D. João V, sendo arcebispo da Bahia, D. Sebastião Monteiro da Vide. Foi seu primeiro vigário o Padre Pedro Fernandes de Azevedo.

Em face do seu grande desenvolvimento, foi a povoação elevada à categoria de vila e criado o município com a denominação de São Felipe e território desmembrado de Maragogipe, pela Lei nº 1952, de 29 de maio de 1880. Só em 23 de novembro de 1883 teve lugar sua instalação. Sua sede foi elevada à categoria de cidade pelo Decreto-Lei Estadual nº 10724, de 30 de março de 1938, em obediência ao Decreto Federal nº 311, de 02 de março de do mesmo ano. Sua composição Administrativa atual é de dois Distritos: São Felipe e Caraipe, de acordo com a Lei nº 628, de 30 de dezembro de 1953.