Mateiros

História de Mateiros - TO

Mateiros
Tocantins - TO

O nome da cidade se deve à grande quantidade de veados mateiros encontrados na região.

O município é referência na produção do artesanato do capim dourado, cujo núcleo está localizado na comunidade Mumbuca, composta por descendentes de quilombolas.

Distrito criado com a denominação de Mateiros, pela Lei Municipal nº 53, de 24-07-1963, subordinado ao município de Ponte Alta do Norte.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Mateiros, figura no município de Ponte Alta do Norte.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1988.

Pelo Decreto Legislativo nº1, de 01-01-1989, o município de Ponta Alta do Norte tomou a denominação de Ponte Alta do Tocantins.

Em divisão territorial datada de 1990, o distrito de Mateiros, figura no município de Ponte Alta do Tocantins (ex-Ponte Alta do Norte).

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Mateiros, pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites, pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado do município de Ponte Alta do Tocantins.

Sede no antigo distrito de Mateiros.

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.