Guaraí

Tocantins

 

História de Guaraí - TO

O Município de Guaraí está situado na Mesorregião Ocidental do Tocantins e Microrregião de Miracema do Tocantins com coordenadas geográficas: 08°5003 de latitude, 48°3037 de longitude e altitude de 259m , sede da 6ª Região Administrativa do Estado.

A grande concorrência comercial existente na cidade de Pedro Afonso, que já provocava indícios de crise em sua atividade, levou Leôncio de Souza Miranda a atravessar o Rio Tocantins e se instalar em 1937 na margem esquerda do grande Rio Tocantins, que na época era a única via de comunicação e penetração no norte goiano. Em torno de seu estabelecimento comercial, edificou três casas residenciais, o que deu ao lugarejo o nome de Trindade. Em pouco tempo outras famílias se deslocaram para aquele local, provocando um rápido desenvolvimento, o que permitiu que já em 1938 Trindade fosse elevada à categoria de Vila pela Prefeitura Municipal de Araguacema, em cujo território se situava.

Em pouco tempo, Trindade teve seu nome alterado para Tocantinópolis. Mais tarde foi elevado à condição de Município pela lei nº 838 de 22 de junho de 1953, com o nome de Tupirama, o qual foi instalado em 1º de janeiro de 1954, já quando declinava o ritmo de crescimento local. Com o surgimento da BR-153 (Belém - Brasília), o Rio Tocantins começa a perder a importância para o
Estado, enquanto que a Belém - Brasília se transforma no verdadeiro pólo de atração da população do Município e de diversas regiões do estado, fazendo nascer cidades às margens, fortalecendo as que tangenciaram ao mesmo tempo em que decretava o início de decadência daquelas que se situavam mais distantes de seu traçado.

Com o advento da construção da Belém - Brasília, Pacífico Silva, proprietário da fazenda Guará, adquirida dos senhores Serafim Pereira da Silva e Joaquim Pereira da Costa, (vulgo Joaquim Guará), integrado nas correntes políticas da região, resolveu fundar um povoado no local de sua propriedade. Foi então que, auxiliado pelo Sr. Jorge Yunes, gerente proprietário da Companhia de Engenharia que administrava a construção da Belém - Brasília nesta região, Pacífico Silva iniciou a campanha de fundação do Povoado Guará, que se deu nos primeiros meses do ano de 1959. Em 1961, o povoado Guará contava com cerca de 250 habitantes, 25 casas de comércio varejistas, 1 (um) posto de gasolina, 1 (um) campo de pouso, usado pela VASP, e um surto de progresso.

A força de atração da Belém- Brasília (BR-153) é tão intensa que em poucos anos, Guará ultrapassa Tupirama e se torna mais importante, até que, em 1970, a sede municipal foi transferida para o povoado Guará, pela lei Estadual nº 1.177 de 05 de novembro de 1968, passando o Município a denominar-se Guaraí. O nome Guaraí (Guará Pequeno) do Tupi-Guarani, originou-se da palavra Guará, e o nome guará dado a esta região deve-se à grande quantidade do animal guará
que ali existia. A festa religiosa da cidade é celebrada anualmente no dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro,Padroeiro da Paróquia. A cidade está localizada a 200 km de Palmas e a 1.050 km de Brasília, capital da República.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2019 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade