São Desidério

História de São Desidério - BA

São Desidério
Bahia — BA

Estudos revelam que a região oeste na pré-história era habitada por tribos indígenas. A descoberta de sítios arqueológicos, urnas funerárias e pinturas rupestres - que ainda hoje podem ser encontradas em grutas de São Desidério - atestam indícios de vida humana na época das cavernas.

Com a divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias, o oeste da Bahia foi inserido, por determinação do Rei de Portugal D. João III, no território de Pernambuco, decisão confirmada em 10 de março de 1534, sob a responsabilidade do donatário Duarte Coelho.

A grande distância de São Desidério a Salvador e Pernambuco foi um dos motivos que impulsionou a assinatura, por D. Pedro I, em 15 de outubro de 1827, do decreto que transformou a região correspondente à Bahia em Campo Largo. No final do século XIX Campo Largo foi desmembrada com a criação de Angical em 1890, e Barreiras em 1891.

Devido a localização, São Desidério, Catolândia e Baianópolis pertenciam a Barreiras

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Barreiras o distrito de São Desidério.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto estadual nº 11089, de 30-11-1938, o distrito de São Desidério adquiriu do município de Barreiras o extinto distrito de Palmares.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de São Desidério figura no município de Barreiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Desidério, pela lei estadual nº 1621, 22-02-1962, desmembrado do município de Barreiras. Sede no antigo distrito de São Desidério. Constituído de 2 distritos: São Desidério e Sítio Grande, ambos desmembrados de Barreiras. Instalado em 07-04-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São Desidério e Sítio Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.