Fortaleza Do Tabocão

História de Fortaleza Do Tabocão - TO

Fortaleza do Tabocão
Tocantins - TO

O municipío de Fortaleza do Tabocão tem início por volta de 1955, com a povoacão de parte da região de Tupirma. Em dezembro de 1960, migraram para a região os senhores Antonio Teófilo Quirino e Eduardo José de Freitas, que alí encontraram o senhor Jaime Barros (vulgo senhor Barroso), e as senhoras Eva Alves da Silva e Carlota, sendo os mesmos considerados pioneiros do desbravamento do município de Fortaleza do Tabocão.

No início de seu surgimento, as pessoas que ali se estabeleciam enfrentavam diversas dificuldades, pois não havia rede de energia elétrica, ruas asfaltada, e transportes. Em 03 de março de 1961, foi instituída a primeira escola, chamada Escola Isolada de Nova Aurora, que posteriormente foi substituída por Grupo Escolar Fortaleza do Tabocão, e atualmente Colégio Estadual Major Juvenal Pereira de Sousa, tendo o mesmo como primeira professora, a senhora Maria de Luordes Lacerda Lopes.

Em 1972, deu-se início à construção da BR-153 (Belém - Brasília ) que alavancou o desenvolvimento da região, melhorando o acesso aos meios de transporte.

A partir 1981 e aos anos subsequentes, deram-se alguns avanços para o povoado como: a construção de uma escola municipal, de um posto de saúde, de um posto de gasolina, a instalação de redes elétricas, e a construção de uma igrejinha em homenagem ao Senhor do Bonfim.

Gentílico: tabocoense

Com a criação do Estado do Tocantins em 1988 e a sua instalação em 1989, o Povoado de Fortaleza do Tabocão recebeu autonomia, tornando assim, Município de Fortaleza do Tabocão, pela Lei Estadual nº 251/91 de 21 de fevereiro.