Esperantina

História de Esperantina - TO

Esperantina
Tocantins - TO

O município de Esperantina, foi emancipado em 10-02-91 através da Lei estadual nº 251/91 porém começou por volta de 1974 quando chegou nesta Região os senhores Felipe da Silva Ribeiro, os quais agradaram do local e fixaram residência a margem de um lago hoje conhecido como ″Lagoa da Cota″ rodeada de terras férteis e viçosa, devolutas do ″Estado de Goiás″.

Por ser uma região rica em caça, pesca e prospera para agricultura, atraiu moradores de outras regiões como estado do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, etc., povoando cada vez mais esta localidade, que passou a chamar-se ″CENTRO DO PEDRO SOUSA″, o qual em 1980 já contava com 30 (trinta) ranchos de palha.

Depois de oficialmente desmembrado do município de São Sebastião de Tocantins, o município de Esperantina alcançou um surpreendente desenvolvimento e teve seu primeiro prefeito eleito o Sr. Deumar Alves dos Santos, que administrou de 1993 a 1996.

Elevado à categoria de município com a denominação de Esperantina, pela lei estadual nº 251, de 20-02-1991, alterado em seus limites pela lei nº 498, de 21-12-1942, desmembrado de São Sebastião do Tocantins e Buriti do Tocantins. Sede no atual distrito de Esperantina (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1983.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.