Darcinópolis

História de Darcinópolis - TO

Darcinópolis
Tocantins - TO

Quando seu fundador, Eleotério Ferreira de Carvalho, antigo morador, se estabeleceu no lugar onde hoje está localizada a sede municipal de Darcinópolis, o fez em função das oportunidades econômicas, possibilitadas pela abertura da rodovia federal Belém -Brasília e pela fertilidade das terras ao redor.

Seu crescimento econômico, que o levou à consolidação como município, foi muito vagaroso, principalmente, pela relativa proximidade a um centro da envergadura e da importância regional de Araguaína.

Contudo, o desenvolvimento atingido pelo antigo Distrito Municipal de Tocantinópolis, motivou sua elevação à categoria de município, materializado pelas Disposições Transitórias da primeira Constituição do Estado do Tocantins, promulgada em 05 de outubro de 1989. Foi formalmente instalado, então, como Município no dia 1º de janeiro de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Darcinópolis, pela lei estadual nº 251, de 20-02-1991, alterado pela lei estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembrado Tacantinópolis. Sede no atual distrito de Darcinópolis (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2007.