Aparecida Do Rio Negro

Tocantins

 

História de Aparecida Do Rio Negro - TO

HISTÓRICO MUNICÍPIO DE APARECIDA DO RIO NEGRO

O conhecido povoado de Meira Matos, do Município de Tocantínia, localizado na região centro geográfico do Estado, teve seu início de povoação em março de 1965, quando um grupo de agricultores e criadores, Antônio Maciel Bastos, Carlindo Vieira da Rocha, Sebastião Abreu Vasconcelos e Domingos da Silva Rios, para ali, se deslocaram, fixando moradia com suas famílias. Inicialmente, o povoado recebeu o nome de Meira Matos, em homenagem ao General-de-Brigada deste mesmo nome.


Mas tarde, por força da Lei Estadual do então Estado de Goiás, nº 10.411, de 30 de dezembro de 1987, Meira Matos é transformado em Município, com o topônimo de APARECIDA DO RIO NEGRO. A justificativa do nome se dá em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Cidade, e ao Rio Negro, que banha a cidade.


Em 1989, foram convocadas as eleições Municipais para o dia 16 de abril quando saiu vitorioso o Sr. José Eurico Costa e o Vice José Martins Barbosa, que, juntamente com a Câmara de Vereadores, instalaram o Município a 1º de junho deste mesmo ano sob a jurisdição da Comarca de 3ª Entrância, Miracema do Tocantins.


Antes de completar o seu primeiro ano de mandato, o Prefeito José Eurico Costa veio a falecer tragicamente, afogado nas águas do Rio Balsas, no dia 06/04/1990. Assumiu o Poder Executivo o Vice, José Martins Barbosa.


A Festa religiosa da cidade se celebra anualmente a 12 de outubro, dia da Padroeira da cidade.


Aparecida do Rio Negro, maio/1990.

Fonte: IBGE

Voltar

 

O que a prefeitura faz, a gente mostra aqui!

 


© Copyright 2015-2024 Prefeitura em Pauta.
Todo conteúdo deste site pode ser reproduzido, desde que citada a fonte.

LOGIN DO USUÁRIO

Buscar cidade