Tremembé

História de Tremembé - SP

TREMEMBE SÃO PAULO
HISTÓRICO
A partir das expedições para exploração do Vale do Paraíba, muitos desbravadores foram se fixando na região, em pontos esparsos. Jacques Felix, fundador de Taubaté, conseguiu reunir em suas terras, Sítio Tremembé, diversos deles, dando origem a povoados.

Um dos povoadores, Balthazar da Costa Cabral, possuidor de parte das terras, mandou construir em sua propriedade, uma ermida em louvor à Nossa Senhora da Conceição, onde era venerada a imagem de Senhor Bom Jesus.

Em 1672 foi rezada a primeira missa na Igreja de Senhor Bom Jesus do Tremembé, que havia sido construída em substituição à primeira Capela. A irmandade do Senhor Bom Jesus, passou a zelar pelas terras que foram doadas ao santo, aí formando o pequeno povoado de Tremembé.

O Topônimo Tremembé é de origem tupi-guarani, tirí-membé, que significa: alagadiço, brejo.

Inicialmente Tremembé viveu do comércio que realizava com os tropeiros que desciam da Mantiqueira em direção ao porto de Ubatuba. Essa atividade perdurou até o ciclo do café, meados do século XVIII.

GENTÍLICO: TREMEMBEENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Tremembe, por lei provincial nº 1, de 02 de fevereiro de 1866 e Decreto Estadual nº 132, de 03 de março de 1891, no Município de Taubaté.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Tremembe pela Lei Estadual nº 458, de 26 de novembro de 1896, desmembrado de Taubaté. Constituído do Distrito Sede, Tremembé. Sua instalação verificou-se no dia 07 de janeiro de 1905.

Cidade por Lei Estadual nº 1038, de 19 de dezembro de 1906.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Tremembé se compunha de 1 único Distrito, Tremembé.

Em divisão referente ao ano de 1933, o Município de Tremembé permanece com o Distrito Sede.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Tremembé pertence ao termo judiciário de Taubaté, da comarca de Taubaté, e figura com
o Distrito Sede.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Tremembé é composto de 1 único Distrito, Tremembé e pertence ao termo de Taubaté, da comarca de Taubaté.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Tremembé ficou composto de 1 Distrito, Tremembé - e pertence ao termo e comarca de Taubaté.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o Município é constituído do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.