Torre De Pedra

São Paulo

História de Torre De Pedra - SP

Torre de Pedra São Paulo - SP

O município de Torre de Pedra foi criado recentemente, em 30 de dezembro de 1991, e recebeu essa denominação por estar assentado sobre uma serra de 75 metros de altura. Permaneceu durante longo período sob influência de outros municípios dos quais havia sido distrito, ou seja, a partir de 20 de dezembro de 1922 passou a distrito do município de Tatuí e, posteriormente, em 26 de dezembro de 1927, foi transferido para o município de Porangaba.
Suas referências mais antigas são do início do século XX, época em que seu núcleo original começou a se formar.
Um de seus primeiros marcos foi a criação da Igreja Presbiteriana Independente em 1906, que acabou trazendo para a região, em 1914, o pastor Uriel Antunes Moura, figura de grande importância na constituição de Torre de Pedra. Seu desenvolvimento foi inicialmente promovido pela agricultura e pela criação de porcos e cabras.
Posteriormente, em 1932, chegaram ao lugarejo imigrantes alemães e um francês, que teria sido responsável pela introdução da técnica do plantio da batata, uma atividade que se firmou com o passar do tempo e criou condições de comércio com localidades vizinhas.

Torre de Pedra recebeu outro grande impulso em 1963, quando a construtora Andrade Gutierrez, contratada pelo Governo do Estado, iniciou a construção, nas imediações, de um trecho da atual Rodovia Presidente Castelo Branco.

Gentílico: torre pedrense

Distrito criado com a denominação de Torre de Pedra, por lei estadual no 1896, de 20-12-1922, subordinado ao município de Tatuí. Pela lei nº 2244, 26-02-1927, transfere o distrito de Torre de Pedra do município de Tatuí para o de Porangaba. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Torre de Pedra figura no município de Porangaba. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1936 e 1937. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito Torre de Pedra permanece no município de Porangaba. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Torre de Pedra permanece
no município de Porangaba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VII-1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Torre de Pedra, pela lei nº
7664, de 30-12-1991, desmembrado de Porangaba. Ssde no antigo distrito de Torre de Pedra. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Transferência distrital.

Pela lei nº 2244, de 26-12-1927, transfere o distrito de Torre de Pedra do município de Tatuí para o de Porangaba.