Teodoro Sampaio

História de Teodoro Sampaio - SP

TEODORO SAMPAIO - SÃO PAULO

HISTÓRICO
Teodoro Sampaio, o maior Município Paulista em área territorial ( 2.750 km2), foi formado, em parte, por terras outrora pertencentes à Fazenda Cuiabá, cuja área total era de 28.341,8 alqueires.

A escritura foi transcrita em 28 de junho de 1880, sendo seu proprietário José Teodoro de Souza, que a vendeu a João da Silva Oliveira, sucedendo-se daí por diante vários proprietários, até que finalmente ficou dividida em três quinhões.

A aquisição do primeiro quinhão, cuja área inicial , era de 19.840 alqueires, por Cândido Alves Teixeira e pelo Coronel José Pires de Andrade, deu origem ao povoado de Teodoro Sampaio.

O Coronel Odilon Ferreira e José Miguel de Castro, fundaram, em 1951, uma firma denominada "Organização Colonizadora Engenheiro Theodoro Sampaio" homenagem ao homem cujos serviços de pesquisa, levantamento de dados e projetos que ainda hoje servem de subsídios aos administradores.

A fundação do povoado de Theodoro Sampaio data de 7 de janeiro de 1952.

Com o aumento do número de habitantes, instalação de estabelecimentos comerciais, indústrias de madeira, cerâmicas, olarias e demais serviços, Teodoro Sampaio foi elevado a Distrito em 1959 e a Município em 1964.

GENTÍLICO: TEODORENSE

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Teodoro Sampaio, por Lei nº 5285, de 18 de fevereiro de 1959, no Município de Marabá Paulista.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-VII-1960.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Teodoro Sampaio, por Lei nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado de Marabá Paulista, com sede no povoado Teodoro Sampaio constituído de 2 Distritos: Teodoro Sampaio e Rosana. Sua instalação verificou-se no dia 31 de março de 1965.

Lei Estadual nº 5198, de 23 de dezembro de 1981, cria o Distrito de Euclides da Cunha e incorpora do Município de Teodoro Sampaio.

Lei Estadual nº 4954, de 27 de dezembro de 1985, cria o Distrito de Planalto do Sul e incorpora ao Município de Teodoro Sampaio.

Em divisão territorial datada de 02-07-1987, o Município de Teodoro Sampaio é constituído de 4 Distritos: Teodoro Sampaio , Planalto Sul, Euclides da Cunha Paulista e Rosana.

Lei Estadual nº 6645, de 09 de janeiro de 1990, desmembra do Município de Teodoro Sampaio o Distritos de Rosana e Euclides da Cunha Paulista.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o Município de Teodoro Sampaio é constituído de 2 Distritos: Teodoro Sampaio e Planalto Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.