Vinhedo

História de Vinhedo - SP

Rocinha era o primitivo nome do atual município de Vinhedo. Segundo judiciosa tradição, a região ainda agreste, nas cercanias de Jundiaí, era cortada por duas estradas carroçáveis que constituem as únicas vias de comunicação para servir aos marchantes que demandavam para a Capital e Santos, ora conduzindo bois, ora transportando café ou sal. Foi às margens de uma dessas estradas que surgiu a vila. Inicialmente uma modesta casa foi construída e uma pequena roça cultivada. Esse ponto servia de paragem aos viajares daquela época que tinham ali um remanso acolhedor para si e suas tropas. A pequena roça servia de indicação local, daí a razão de sua primitiva denominação, que perdurou por muitos e muitos anos, sendo ainda por muitos assim conhecida.

Distrito criado com a denominação de Rocinha pela Lei Estadual n.º 1.138, de 31-10-1908, subordinado ao município de Jundiaí.

Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911 o distrito de Rocinha figura no município de Jundiaí. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Vinhedo pela Lei Estadual n.º 233, de 24-12-1948, sendo desmembrado do município de Jundiaí. Sede no atual distrito de Vinhedo. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-04-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual n.º 2.456, de 30-11-1953, é criado o distrito de Louveira e anexado ao município de Vinhedo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído de 2 distritos: Vinhedo e Louveira. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 31-XII-1963.

A Lei Estadual n.º 8.092, de 28-02-1964, desmembra do município de Vinhedo o distrito de Louveira, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1968 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datada de 2015.