Rosana

História de Rosana - SP

ROSANA - SÃO PAULO

HISTÓRICO

A cidade de Rosana foi implantada em meados da década de 1950, em decorrência dos planos de construção de um Ramal Ferroviário pela Companhia de Estrada de Ferro sorocabana. A decisão da construção do Ramal deu-se por volta de 1952, e deveria alcançar as barrancas do rio Paraná, próximo da confluência do rio Paranapanema em 1957.

O rio Paraná seria transposto por balsa e, daí algum tempo, a ferrovia teria continuidade no Estado do Mato Grosso do Sul até a cidade de Dourados - MS.

A cidade se chamaria Rosana, nome de uma das filhas do colonizador Sr. Sebastião Camargo. A principal função da cidade seria comercial. Área de 66 km² abrangida pelo plano, teve seu setor rural retalhado em pequenas propriedades que serviam de apoio e sustentavam o núcleo urbano com certos produtos.

GENTILICO: ROSANENSE
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito criado com a denominação de Rosana por Lei nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964 no município de Teodoro Sampaio.

Elevado à categoria de município com a denominação de Rosana, por Lei Estadual nº 6645, de 9 de janeiro de 1990, desmembrado de Teodoro Sampaio, com Sede no antigo distrito de Rosana. Constituido do distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 1 de janeiro de 1993.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1997, o município é constituido do Distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.