Presidente Epitácio

História de Presidente Epitácio - SP

PRESIDENTE EPITÁCIO - SÃO PAULO

HISTÓRICO

No final do século XIX quando, no oeste paulista, Assis era a última cidade antes do que nos mapas constava como "sertão desconhecido" e desabitado desta parte do Estado de São Paulo com o Sul do Mato Grosso, uma estrada atravessando a região se fazia necessária.

Francisco Tibiriçá recebeu a concessão para executar essa obra, associando-se a Arthur de Aguiar Diederichsen. Os preparativos são realizados e no dia 1º de janeiro de 1907, Francisco Whitaker fundou, na margem paulista do rio Paraná, o Porto Tibiriçá, célula inicial de Presidente Epitácio. A Diederichsen & Tibiriçá, depois Companhia de Viação São Paulo - Mato Grosso (CVSPMG) desbravou e construiu a estrada Boiadeira. Porto Tibiriçá ganhou forte impulso e ao seu redor nasceu um patrimônio batizado de vila Tibiriçá. O local progrediu e, nas imediações do Porto Tibiriçá, surgiu a vila que nascia para ser Presidente Epitácio. É que o vilarejo possuía comércio variado, havia lotes à venda, coisas que faltavam na vila Tibiriçá. Explica-se assim a razão pela qual Presidente Epitácio foi vila, distrito e município, mesmo tendo iniciado mais ou menos 10 anos depois de Porto Tibiriçá, que na realidade nascera porto, seguindo seu destino como parte integrante e indissociável de Presidente Epitácio.

Na vila Tibiriçá existia toda uma estrutura voltada para a manutenção, abastecimento e estadia das embarcações. O movimento principal, que era o embarque e desembarque de passageiros, carga e descarga das embarcações, logo passou a ser do porto de Epitácio, o qual tinha mais calado e estava localizado junto aos trilhos da estrada de ferro.

GENTILICO: EPITACIANO

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Distrito criado com a denominação de Presidente Epitácio, pela lei no 2571, de 13­01-1936, subordinado ao município de Presidente Venceslau.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Presidente Epitácio figura no município de Presidente Venceslau.

Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943.

Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Epitácio, pela lei estadual no 233, de 24-12-1948, desmembrado de Presidente Venceslau. Sede no antigo distrito de Presidente Epitácio. Constituído do distrito sede. Instalado em dia 27-03-1949.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela lei estadual no 4954, de 27-12-1985, é criado o distrito de Campinal e anexado ao município de Presidente Epitácio.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Presidente Epitácio e Campinal.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.